Homenagem professor Kumar Mehta

Com grande pesar comunicamos o falecimento, do Professor Povindar Kumar Mehta, no dia 7 de agosto, Ele tinha 88 anos. Grande referência nas pesquisas em Tecnologia do Concreto.

O Kumar Mehta foi professor emérito em engenharia civil da Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde ensinou e pesquisou por 30 anos sobre tecnologia do concreto. Em 1993, recebeu a mais alta honraria da Universidade por suas contribuições no campo do concreto – a Berkeley Citation.

Já, em 2006, foi contemplado com o prêmio “Lifetime Achievement Award from the Coal Combustion Products Partnership” em reconhecimento a suas pesquisas por décadas sobre o uso de cinzas volantes no concreto estrutural. Desenvolveu técnicas de economia de energia e utilização de materiais residuais na fabricação de cimento e foi um especialista mundial no desenvolvimento de “concreto verde”.

Mehta era sócio-honorário do ACI (American Concrete Institute) e membro do Conselho Diretivo sobre Desenvolvimento Sustentável, em razão de suas contribuições para o entendimento dos fatores físico-químicos de desempenho do concreto em ambiente marinho e por suas pesquisas sobre os materiais cimentícios suplementares. Ele também ministrou cursos em materiais de engenharia civil, tecnologia avançada de concreto e construção de concreto.

como resultado ele escreveu o livro “Concreto: estrutura, propriedades e materiais” (Prentice-Hall, 1986) e contribuiu com capítulos para outros livros seminais sobre as propriedades do concreto.

Autor de aproximadamente 250 artigos científicos e quatro livros, Mehta prestigiou como palestrante duas edições do Congresso Brasileiro do Concreto (em 2007). Ele teve seu livro “Concreto: microestrutura, propriedades e materiais”, escrito conjuntamente com seu colega de pesquisa, Prof.

Paulo Monteiro, traduzido, editado e reeditado pelo IBRACON, que é até hoje líder de vendas. Por suas contribuições recebeu, em 2007, o título de sócio-honorário do IBRACON, maior honraria concedida pelo Instituto.