Engpiso, 04.08.2018

 

3ª edição do Construtalk ocorreu no dia 23 de agosto de 2018, em Recife, Pernambuco. O evento itinerante que discute inovação na construção civil contou com a presença de cerca de 120 profissionais do setor reunidos no Auditório do RioMar Trade Center. A 1ª edição aconteceu em Belo Horizonte e a 2ª foi em Goiânia.

Com saldo positivo para os envolvidos, o Construtalk Recife teve um público formado, em sua maioria, por decisores, ou seja, profissionais que têm poder direto na mudança de mentalidade da construção civil em relação ao uso de inovação e tecnologia.

A proposta do evento foi mostrar e debater o panorama de inovações e tecnologias disruptivas que impactam o setor. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer cases reais de empresas tradicionais que vêm quebrando velhos paradigmas.

Do outro lado, construtechs também estiveram presentes e mostraram o que as startups estão fazendo para transformar o mercado da construção.

Entre os participantes estavam gestores de construtoras e incorporadoras, empreendedores, investidores e estudantes.

O QUE É A CONSTRUTALK?

Idealizado e realizado pelo Buildin, o Construtalk é uma série de eventos itinerantes sobre inovação e tecnologia na construção civil. Cientes da nova realidade vivida pelo setor com a formação de um grande ecossistema de inovação, cada vez mais, construtoras e incorporadoras estão buscando melhorar produtividade, eficiência e experiência do cliente, além do uso de tecnologias.

Buildin

Com a palavra, Romário Ferreira, apresentou a proposta do portal: “O Buildin é uma plataforma de conteúdo para a indústria da construção. Produzimos e divulgamos materiais relevantes para os profissionais da construção civil.”.

Continuou falando sobre a plataforma: “Por meio da curadoria de conteúdo, reunimos e organizamos em um só lugar toda informação importante do setor de acordo com o interesse de cada profissional.”.

A empresa Buildin também produz material próprio. Todos os meses, são publicados artigos, blogposts, e-books, webinars, produções audiovisuais e cursos. “Possuímos uma equipe de profissionais da indústria da construção atuando como colunistas do Buildin. Eles são responsáveis por tornar o conteúdo da plataforma ainda mais relevante. ”, conclui Romário.

O evento contou com os patrocínios das empresas: Vedacit, Softplan, Construtech Ventures e Duratex. Com apoio da ENGPISO, o evento também contou com as empresas: Porto Engenharia, Ademi-PE, Sinduscon-PE e Parqtel.

 

Um dos temas do debate promovido pela CONSTRUTALK 2018, foi o tema: “Como conciliar a necessidade de inovação com o mindset da Construção Brasileira.”. E para promover esse diálogo, foram convidados os senhores:

RAYMUNDO DÓREA – Diretor da Engpiso;

André Araújo – Empreendedor e Gestor da Área de Startups do Porto Digital;

Fellipe Sabat – Gestor do Programa de Apoio a Startups da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco;

José Antônio de Lucas Simón – Presidente do Sinduscon-PE;

Com moderação de: Thiago Melo – Diretor Comercial da Porto Engenharia; e Vice-presidente da ADEMI-PE.

Thiago Melo, moderador do debate, começou o bate-papo com a seguinte provocação: “o que podemos considerar como inovação? ”.

Para André Araújo, empreendedor e gestor da Área de Startups do Porto Digital, inovação tem a ver com uma nova proposta de valor. “Se você busca por inovação, esse valor vai gerar um potencial diferente e maior efetividade na gestão de projetos”, garantiu. Raymundo Dórea, diretor da Engpiso, empresa baiana que tem mais de 20 anos de mercado, foi enfático: “Quem não muda, dança”. Segundo ele, para se inovar, o erro é inevitável.  “Apesar de sermos da área de exatas e sermos avessos ao erro, na inovação isso vai acontecer, mas sempre com um bom planejamento, é claro”, declarou.

Para finalizar, José Antônio de Lucas Simón, presidente do Sinduscon-PE, afirmou que a questão processual pouco mudou ou evoluiu. “Ainda temos a mesma gama de processos. Não que esteja errado, mas acreditamos que eles precisam passar pela inovação para serem melhorados ao longo do tempo”.

Além de disseminar a cultura de inovação na indústria da construção, o Construtalk uniu diferentes empresas do setor, propiciando a abertura de novos negócios e difusão de conhecimento.

Você pode encontrar informações das outras palestras e debates no link do site oficial do evento.

 

Fonte: Construtallk